O Spotify é atualmente uma das maiores plataformas de streaming de música no mercado, e com razões para tal. Esta plataforma conta com milhares de conteúdos disponíveis para os seus utilizadores, e o plano gratuito é bastante apreciado por quem pretenda aceder aos mesmos sem custos.
No entanto, tal como muitas outras empresas, o Spotify também se encontra a explorar a integração de IA sob a sua plataforma, e agora, a empresa confirmou que vai contar com a ajuda da Google para essa tarefa.
O Spotify já conta atualmente como um dos melhores algoritmos a nível de recomendações, mas vai agora melhorar ainda mais essa tecnologia com a ajuda da Google e de IA da empresa.
Numa nova parceria, a plataforma de streaming confirmou que vai trabalhar com a Google para usar modelos de LLM, com vista a melhorar as recomendações da sua plataforma. Esta parceria vai permitir a implementação de melhorias na recomendação de conteúdos aos utilizadores, onde a IA analisa o histórico de musicas dos utilizadores, para apresentar outros conteúdos relevantes.
Ao mesmo tempo, a empresa espera ainda usar IA para ajudar na moderação de conteúdos partilhados pelo serviço. A mesma espera que esta tecnologia possa ajudar a remover conteúdos potencialmente danosos para os utilizadores, sobretudo a nível do seu sistema de podcasts.
Obviamente, as melhorias das recomendações são importantes tanto para os utilizadores, que passam a ter conteúdos mais adaptados para os seus gostos, como para o Spotify, que incentiva os utilizadores a passarem mais tempo na plataforma, e consequentemente, a verem mais publicidade no caso das contas gratuitas.
Não se conhecem detalhes a nível dos valores que o Spotify vai pagar para a Google, mas o uso de LLMs é algo dispendioso, pelo que se acredita que a empresa vai investir um considerável valor nesta tecnologia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!