Em Julho, a Microsoft revelou que o GitHub Copilot Chat iria entrar na sua fase beta limitada para alguns utilizadores, sendo que esta foi expandida em Setembro para programadores individuais da plataforma. Eventualmente surgiu a indicação que a versão final iria ficar disponível em Dezembro, e parece que isso encontra-se agora dentro dos planos.
A apenas alguns dias de terminar 2023, o GitHub Copilot Chat passa a ficar disponível para todos os utilizadores. A partir do seu blog, a entidade afirma que a funcionalidade encontra-se agora disponível para todos os planos pagos do GitHub, tanto no acesso via o Visual Studio Code como o Visual Studio.
Além dos utilizadores que tenham planos pagos do GitHub, o GitHub Copilot Chat pode ainda ser acedido gratuitamente por professores, estudantes e criadores de projetos open source populares.
O GitHub Copilot Chat encontra-se com base no modelo GPT-4 da OpenAI, e permite aos programadores terem uma forma de rapidamente colocarem questões sobre código e programação, ou até de criar código rapidamente para os seus projetos.
A entidade afirma que o GitHub Copilot Chat pode ser útil como forma de interpretar certas partes de código, melhorar a estrutura existente ou apresentar alternativas para determinadas secções. Pode ainda ser útil para ajudar a identificar erros e corrigir os mesmos.
No entanto, fica o alerta que a ferramenta “não é perfeita”, sendo que ainda existem algumas limitações a ter em conta. Uma delas encontra-se em questões que não sejam relacionadas com programação, onde o sistema pode apresentar respostas sem nexo ou irrelevantes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!