1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Apple logo da empresa

 

A Apple confirmou que vai realizar drásticas mudanças na App Store, tendo em conta as novas leis que se encontram para entrar em vigor na União Europeia, mais concretamente devido à Lei dos Mercados Digitais.

 

Com a nova medida, a Apple vai começar a permitir que os utilizadores possam instalar apps nos seus sistemas a partir de fontes alternativas da App Store, ao mesmo tempo que fornece aos programadores novas formas de disponibilizarem as suas apps na plataforma.

 

Apesar de a Apple permitir esta tarefa, a empresa relembra que a medida pode também abrir as portas para que os dispositivos dos utilizadores fiquem menos seguros ou possam ser afetados por questões de privacidade.

 

Dentro da Lei dos Mercados Digitais, plataformas como a App Store são consideradas plataformas “base” no mercado, e como tal, as empresas devem permitir a existência de alternativas a estas tanto a nível da distribuição de apps como de pagamentos.

A Apple afirma que, a partir de Março de 2024, os utilizadores poderão descarregar as apps diretamente do site das mesmas, ou de lojas de aplicações de terceiros, sem terem de passar pela App Store.

 

A medida vai, para já, aplicar-se apenas a dispositivos vendidos e usados na zona europeia, portanto as limitações continuam a existir para todos os utilizadores fora da mesma.

 

No entanto, a empresa também garante que vai implementar novos sistemas para garantir a proteção da segurança e privacidade dos utilizadores, concretamente com um sistema de monitorização, que vai continuar a analisar as atividades das apps e a bloquear as que sejam consideradas como nocivas, independentemente de onde tenham sido descarregadas.

 

Além disso, a empresa vai ainda obrigar que lojas de apps de terceiros tenham de seguir regras de segurança para poderem ser aprovadas para uso nos dispositivos da marca.

 

Além disso, com o iOS 17.4, os utilizadores terão ainda a possibilidade de selecionar um navegador diferente nos seus dispositivos, para além do Safari. Da primeira vez que o navegador for executado, os utilizadores terão agora a possibilidade de escolherem um navegador diferente caso o pretendam.

 

A Apple comprometeu-se ainda a fornecer 600 novas APIs, focadas em ajudar os programadores a distribuírem as suas apps em plataformas de terceiros, ou a usarem sistemas de pagamento dedicados ou diferentes dos existentes na App Store.

 

No entanto, a Apple ainda considera que esta medida pode ter impacto a nível da privacidade e segurança dos utilizadores, algo que a empresa certamente deverá relembrar em vários alertas no sistema – e tem sido um dos pontos de apoio da empresa nos últimos meses face à nova legislação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech