1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Edge a espiar

 

A Microsoft não é propriamente desconhecida sobre a recolha de dados que realiza dos utilizadores, tendo começado pelo Windows, e expandido essa recolha também para o seu navegador Edge.

 

No entanto, recentemente a empresa começou a ser acusada de outra recolha abusiva, desta vez afetando os utilizadores do Google Chrome, o navegador rival da Microsoft. De acordo com as alegações mais recentes, o Microsoft Edge encontra-se a aplicar métodos agressivos para recolher dados dos utilizadores do Chrome, e manter os mesmos afastados do navegador rival.

 

Por entre as acusações, o Edge pode encontrar-se a recolher dados dos utilizadores que usam o Google Chrome, de forma a automaticamente sincronizar os mesmos com o Edge. Em alguns casos, o navegador pode mesmo transferir dados existentes no Chrome sem permissão, e até sincronizar as abas ativas no Chrome, abrindo as mesmas depois do reinicio do sistema automaticamente com o Edge.

 

O Edge conta com uma funcionalidade que permite, rapidamente, importar dados de outros navegadores como o Chrome. No entanto, esta ação exige que os utilizadores ativamente selecionem que pretendem migrar os dados. O problema agora encontra-se no facto dos dados se encontrarem a ser migrados sem que se tenha dado permissão para tal.

 

Em recentes atualizações do Edge, a Microsoft começou ainda a integrar um novo sistema de importação, que ativamente recolhe os dados dos utilizadores de outros navegadores, colocando os mesmos acessíveis no Edge automaticamente. Esta funcionalidade encontra-se ativa numa das opções que surgem no arranque do Edge, depois de grandes atualizações ao mesmo ou quando este é iniciado pela primeira vez.

Os utilizadores podem optar por não ativar esta funcionalidade, mas devem alterar a configuração que se encontra por padrão – algo que nem todos realizam.

 

edge a transferir dados do chrome automaticamente

 

A partir de várias redes sociais, os utilizadores encontram-se a demonstrar o desagrado com esta medida, sobretudo pela forma como a Microsoft se encontra a importar os dados de outros navegadores sem autorização. Alguns utilizadores apontam que até mesmo as suas sessões são importadas – usando os cookies – o que permite que contas em vários sites sejam automaticamente “migrados” para o Edge.

 

As práticas da Microsoft para incentivar o uso do Edge não são recentes, mas nos últimos tempos têm vindo a ser cada vez mais agressivas, o que também tem sido um ponto de crítica para os utilizadores – mesmo que o Edge tenha melhorado a nível de funcionalidades face a versões antigas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech