Uma das funcionalidades que tornam o Chrome um dos navegadores mais adaptados para muitos encontra-se nas extensões, que permitem ampliar as funções base do navegador.
Seja para melhorar a navegação ou garantir mais segurança, as extensões permitem ampliar o que fazemos com o navegador, e com os sites que visitamos. Estas aplicam-se não apenas ao Chrome, mas a todos os navegadores que sejam baseados em Chromium, que podem usar a Chrome Web Store para instalar extensões diretamente.
Para realizar algumas das suas tarefas, as extensões necessitam de uma grande interação com a base do navegador, o que também se torna o ambiente perfeito para quem pretenda usar esta funcionalidade para fins menos “aceitáveis”.
De tempos a tempos, extensões maliciosas acabam por ser descobertas na Chrome Web Store, e parece que agora foram descobertas cerca de 34 extensões que estão a recolher dados dos utilizadores.
Estas extensões possuem, combinadas, mais de 87 milhões de downloads, e, portanto, podem afetar um elevado número de sistemas. Apesar de realizarem o que prometem, em segundo plano estas encontram-se a recolher os dados de navegação dos utilizadores, enviando os mesmos para empresas de publicidade – e teoricamente, para qualquer outro fim – sem que os utilizadores se apercebam.
Todos os sites que visita podem estar a ser recolhidos e enviados para terceiros, e usados para criar um perfil da sua navegação para os anunciantes interessados. A lista de extensões identificadas pode ser verificada em seguida:
- Autoskip for Youtube
- Soundboost
- Crystal Adblock
- Brisk VPN
- Clipboard Helper
- Maxi Refresher
- Quick Translation
- Easyview Reader view
- PDF Toolbox
- Epsilon Ad blocker
- Craft Cursors
- Alfablocker ad blocker
- Zoom Plus
- Base Image Downloader
- Clickish fun cursors
- Cursor-A custom cursor
- Amazing Dark Mode
- Maximum Color Changer for Youtube
- Awesome Auto Refresh
- Venus Adblock
- Adblock Dragon
- Readl Reader mode
- Volume Frenzy
- Image download center
- Font Customizer
- Easy Undo Closed Tabs
- Screence screen recorder
- OneCleaner
- Repeat button
- Leap Video Downloader
- Tap Image Downloader
- Qspeed Video Speed Controller
- HyperVolume
- Light picture-in-picture
A ter em conta que algumas destas extensões ainda se encontram disponíveis na Chrome Web Store, e em parte até podem manter-se, porque apesar da recolha de dados, não são consideradas propriamente “maliciosas”. Ainda assim, podem comprometer a privacidade dos utilizadores e fornecer dados dos mesmos para anunciantes diversos.
Caso tenha alguma das extensões na lista, é recomendado que proceda com a sua eliminação o mais rapidamente possível.
E como regra geral, recomenda-se que use o mínimo de extensões possíveis no navegador, o que ajuda a garantir não apenas uma maior segurança, mas também a evitar que o navegador acabe por ficar bastante pesado devido às mesmas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!