A Microsoft não é propriamente uma das empresas mais privadas que existe no mercado, e basta olhar para todas as questões a nível de privacidade que surgiram com a chegada do Windows 10.
Agora que o Edge tem vindo a ser puxado para cada vez mais utilizadores, certamente que a empresa também recolhe alguns dados do mesmo, incluindo a forma como os utilizadores usam o sistema. O que nem todos podem saber é que as pesquisas que estão a ser realizadas pelo navegador também são diretamente enviadas para a empresa – mesmo que sejam feitas em motores de pesquisa para além do Bing.
O Edge encontra-se a testar uma nova funcionalidade, que supostamente ajudaria a Microsoft a melhorar o sistema de pesquisa do navegador. Esta nova função recolhe todas as pesquisas que os utilizadores realizem pelo navegador, independentemente do motor de pesquisa usado – seja o Bing, Google, DuckDuckGo ou outros.
Esta nova funcionalidade foi silenciosamente adicionada pela Microsoft nas mais recentes atualizações do Edge. Basicamente, esta serve para recolher todas as pesquisas que o utilizador realize dentro do navegador. Supostamente esses dados são enviados para a Microsoft a fim de melhorar a qualidade geral das pesquisas - e possivelmente para ajudar também a empresa no Bing.
Segundo a página de suporte da Microsoft focada na funcionalidade, entre os conteúdos que o Edge pode recolher encontra-se:
- O termo da pesquisa
- Os resultados apresentados
- A interação do utilizador com os resultados
- Dados demográficos
Curiosamente, a Microsoft parece ter ativado esta opção por padrão para todos os utilizadores, e muitos podem até ter a mesma ativa sem sequer saberem - sejam ou não utilizadores regulares do Edge.
Para se desativar, os utilizadores necessitam de aceder a “edge://settings/privacy#searchServiceImprovement”, e sobre a opção "Pesquisa e melhoria do serviço", e desativar a opção "Ajudar a melhorar os produtos Microsoft enviando os resultados das pesquisas na Web"
Obviamente, a Microsoft afirma que todos os dados são recolhidos de forma anónima e apenas usados para melhorar o sistema de pesquisa do Edge. Ainda assim, a medida pode não agradar a todos, ainda mais tendo em conta que parece estar ativa por padrão.
De notar que, por enquanto, esta alteração parece estar a ser aplicada apenas a alguns utilizadores do Edge. Caso não verifique a opção para desativar a partilha de informações, ainda não está dentro do leque de testes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!