O Dropbox tem vindo a integrar recentemente várias funcionalidades focadas no uso de IA, onde para tal, é certamente necessário que se recolha dados para o treino dos modelos de IA da empresa.
No caso da Dropbox, isso envolve também partilhar alguns dados com a OpenAI, que é responsável pelos modelos de IA que a empresa usa. Os dados podem incluir informações sobre os utilizadores... e dos seus ficheiros.
De acordo com os termos da plataforma, o Dropbox pode enviar certas informações para plataformas de terceiros, com vista a fornecer as respostas que os utilizadores pretendam para as suas funcionalidades de IA. A empresa sublinha ainda que, por entre os conteúdos enviados, estes podem permanecer durante 30 dias nos sistemas dessas entidades terceiras.
Felizmente, a plataforma permite que os utilizadores possam controlar se pretendem que os conteúdos sejam enviados para as plataformas de terceiros ou não, mas por padrão, esta opção encontra-se ativada nas contas dos utilizadores. Ou seja, os conteúdos são automaticamente enviados para a OpenAI como forma de fornecer as respostas para funcionalidades de IA no Dropbox.
Esta medida levantou recentemente algumas críticas contra a plataforma, sobretudo na forma como os dados estão a ser usados pela OpenAI e relativamente à privacidade. As questões levaram mesmo o diretor executivo da Dropbox, Drew Houston, a indicar que a troca de dados apenas ocorre quando os utilizadores usam ativamente alguma funcionalidade de IA na sua plataforma.
No entanto, para quem ainda assim não pretenda que possa ocorrer o envio dos dados, felizmente essa opção pode ser desativada. Para tal, basta aceder às Definições da conta do Dropbox, e na secção de Partilha de informações de IA com terceiros, deve-se desmarcar a opção para desativar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!