A maioria dos routers no mercado usam IPs internos para a configuração dos mesmos e dos sistemas que se ligam a estes. Normalmente estes são no formato de 192.168.1.1 ou 192.168.0.1.
No entanto, estes IPs internos podem brevemente vir a ser substituídos por uma nova denominação de domínios da internet, que serão focados apenas para uso local e sem qualquer ligação externa de DNS.
A ICANN começou a analisar recentemente a criação de um novo domínio .INTERNAL, que terá como objetivo substituir os IPs internos numa rede local – os 192.168.x.x. Esta extensão será usada apenas para formatos de redes locais, sem resolução externa, e portanto, será adotada como uma forma de utilizador mais facilmente as redes.
Invés de ser necessário decorar o IP associado com um router ou sistema, os utilizadores podem associar diretamente um nome – como “router.internal” – que irá ter o mesmo efeito.
Esta extensão estaria limitada apenas a uso em redes locais, portanto os domínios neste formato não seriam propagados para servidores DNS na internet -e consequentemente, não iriam resolver diretamente para um IP.
Além disso, o domínio poderia ser usado por qualquer um, como forma de configurar as suas redes mais facilmente.
Desde 2020 que se encontra em analise a criação deste género de extensões locais, mas a principal preocupação encontra-se em como evitar que os mesmos possam ser reencaminhados por sistemas DNS globais – o que poderia ter graves consequências.
De relembra que a ICANN é a entidade responsável pela gestão das extensões de domínios gerais na internet.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!