Cada vez mais os utilizadores encontram-se a adotar sistemas locais para as mais variadas tarefas, seja para ter um pequeno serviço local ou para os mais variados fins. Por norma, a gestão desses serviços é feita usando IPs locais, mas a ICANN pretende agora um meio mais simples de se realizar esse processo.
No inicio do ano, a ICANN tinha começado a avaliar a possibilidade de colocar os domínios .internal como sendo de uso exclusivo para redes locais. E agora, depois de se ter obtido o feedback da comunidade em geral, a entidade decidiu que esta extensão não poderá ser registada publicamente, sendo focada apenas para uso em redes locais.
Esta medida vai impedir que as entidades possam ter interesse em registar domínios .internal, mas ao mesmo tempo, possui ainda outras vantagens. Por exemplo, os utilizadores que anteriormente usavam apenas IPs locais para acesso, podem agora usar endereços .INTERNAL para as mesmas atividades, usando DNS local. Isto permite também que sejam criados certificados SSL para tais endereços – algo que não era teoricamente possível anteriormente.
A medida pode ajudar os administradores de redes locais a configurarem melhor as mesmas, e a terem meios de garantir que todos os serviços funcionam como esperado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!