1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

internet web global

 

Diariamente são realizadas centenas de ataques a servidores espalhados pela Internet, mas recentemente tem vindo a ser verificado um aumento no número de ataques a uma plataforma especifica e fundamental da rede.

 

De acordo com o alerta da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ou ICANN), os serviços de DNS tem vindo a receber ataques consideravelmente mais elevados ao longo dos últimos dias, com tendência para virem a ser agravados dentro das próximas semanas.

Os sistemas DNS são responsáveis por converter os tradicionais domínios em IPs, e desta forma apresentarem o correto conteúdo aos utilizadores. Por exemplo, será o que permite aceder diretamente a “tugatech.com.pt” invés de digitar um IP complicado de decorar.

 

Estes sistemas são fundamentais para o funcionamento de uma grande parte dos serviços online, mas o número e gravidade de ataques tem vindo a aumentar sobre os mesmos. Segundo o alerta, os atacantes estão cada vez mais a deixar de lado ataques tradicionais a servidores individuais, com vista a atacarem invés disso estruturas básicas do funcionamento da web. Estes ataques, além de terem vindo a aumentar de intensidade, também tem vindo a ser cada vez mais complexos e destrutivos.

 

A organização apela a que os gestores de domínios online apliquem medidas de segurança contra os seus sistemas, nomeadamente com a adoção do DNSSEC, uma versão mais segura do DNS e que é mais difícil de ser manipulada.

 

No entanto, a adoção desta tecnologia ainda se encontra bastante limitada, com apenas 3% dos mil websites principais da Internet a terem a mesma aplicada e funcional. A nível global a adoção ainda se encontra abaixo dos 20%.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech