Elon Musk tem vindo a desenvolver o Grok como uma alternativa ao ChatGPT da OpenAI. A ideia será ter um chatbot de IA criado diretamente para a X, que se integra também com a plataforma, e com promessas de ser consideravelmente superior a alternativas no mercado.
No entanto, os resultados iniciais parecem demonstrar que o uso público do mesmo ainda se encontra longe de perfeito. Nos EUA, o sistema foi usado para ajudar a criar rapidamente artigos para a aba de “Explorar” da X, mas o resultado final ficou longe do que era esperado.
Durante a noite de ontem, ocorreu nos EUA um antecipado jogo da NBA, entre Golden State Warriors e Sacramento Kings, onde o jogador Klay Thompson teve uma participação abaixo do esperado.
Este foi um dos tópicos em discussão na X, por vários utilizadores, mas parece que o Grok não foi capaz de diferenciar um jogo da NBA de vandalismo. Na aba de explorar, o sistema de IA da X criou um artigo falso, onde referia que Thompson estaria a vandalizar várias casas na cidade de Sacramento.
A mensagem indicava ainda que as autoridades já estariam a investigar o caso, depois do jogador ter atirado tijolos para várias janelas. A IA indica ainda que a comunidade local terá ficado surpreendida com as ações, mas que nenhum ferido foi registado.
Obviamente, o artigo era completamente falso, mas foi criado pela IA com base na baixa prestação do jogador durante o jogo de basket.
É possível que o Grok tenha confundido a informação que estaria a ser divulgada pelos utilizadores na X, criando um artigo falso sobre o incidente – que não ocorreu. Isto demonstra um dos possíveis casos onde a IA do Grok pode ser usada com erros, fornecendo artigos alegadamente de notícias que não ocorreram na realidade.
Ao mesmo tempo, esta é também uma lembrança que a maioria dos sistemas de IA ainda se encontram a dar os primeiros passos no mundo “real”, e embora algumas personalidades como Musk considerem que a tecnologia deve ultrapassar o conhecimento humano “até ao próximo ano”, exemplos como os do Grok demonstram que isso ainda se encontra longe de acontecer.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!