A Opera tem vindo a integrar algumas funcionalidades de IA generativa no seu navegador, e brevemente, os utilizadores do Opera One podem ter ainda mais novidades neste campo.
A empresa confirmou que o seu chatbot de IA, o “Aria”, vai brevemente receber algumas novas funcionalidades de IA. Em particular com a capacidade do mesmo criar imagens diretamente através de pedidos de texto – relembrando que o Aria apenas fornecia respostas, até agora, em formato de texto face aos pedidos dos utilizadores.
Para criar as imagens, a Opera vai usar o modelo Imagen2, que foi criado pela Google como parte dos seus modelos de IA e do Gemini. Esta função permite que os utilizadores peçam ao chatbot para criar uma imagem, e o mesmo use a IA generativa para apresentar o resultado final.
Será ainda possível realizar ajustes na imagem final criada com base no mesmo prompt de texto – por exemplo, para alterar as cores ou formato de um objeto.
No entanto, esta não será a única novidade presente no chatbot. O mesmo deve ainda ganhar a capacidade de reproduzir textos em vozes naturais, usando o modelo Wavenet – também da Google. Desta forma, o sistema pode “falar” com uma voz natural os conteúdos que se pretenda, sendo que o foco na funcionalidade encontra-se a ser dado para utilizadores com problemas visuais, onde podem receber a resposta da IA diretamente em fala.
Krystian Kolondra, vice presidente executiva de browsers e gaming da Opera, afirma acreditar que estas novas funcionalidades devem otimizar ainda mais a experiência dos utilizadores com o navegador, e sobretudo, na forma como usam a IA generativa durante a navegação do dia a dia.
Estas novidades devem começar a surgir para os utilizadores nos próximos dias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!