Durante esta semana, o TikTok confirmou que iria começar a aplicar medidas mais agressivas na identificação e marcação de conteúdos criados por IA generativa. E na realidade, esta é uma das primeiras plataformas sociais que vai aplicar tal medida de forma automática.
Embora a plataforma já disponibilize formas dos utilizadores marcarem conteúdos criados por IA generativa, esta marcação era feita, até agora, de forma manual pelos próprios criadores de conteúdos – algo que nem sempre era realizado.
No entanto, a empresa vai agora aplicar medidas mais rigorosas sobre conteúdos criados por IA generativa, usando sistemas que podem automaticamente identificar estes conteúdos e aplicar a respetiva tag.
O TikTok torna-se uma das primeiras plataformas sociais a ter este género de sistema a funcionar de forma totalmente automática.
Este sistema irá funcionar de diferentes formas para identificar os conteúdos de IA generativa. Primeiro, este começa por verificar se os conteúdos possuem “Content Credentials”, uma nova tecnologia criada pela Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA) para marcar conteúdos criados por IA.
Para além dessa, a plataforma irá ainda usar mecanismos para encontrar marcas de água nos conteúdos criados normalmente por sistemas de IA, que ainda não tenham a “Content Credentials”.
Futuramente, o TikTok espera ainda implementar o sistema de Content Credentials também para conteúdos marcados como sendo de IA e que sejam descarregados pela plataforma, para garantir que o selo se mantêm inalterado independentemente da plataforma onde for usado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!