Como parte de integrar ainda mais a IA dentro da pesquisa da Google, a empresa confirmou que vai começar a usar vídeo para ajudar nas pesquisas dos utilizadores.
Usando as capacidades do Gemini em analisar vídeo, os utilizadores podem agora usar o mesmo para rapidamente encontrarem respostas a alguns problemas que possam enfrentar. Este sistema analisa o problema com base no vídeo fornecido, e usa essa informação para pesquisar em sites e fóruns pela internet por uma resposta.
Durante o evento, a empresa demonstrou um caso onde um gira-discos usado não colocava a agulha de leitura do disco no local correto. Usando um vídeo demonstrativo do problema, o Gemini foi capaz de analisar o mesmo, e procurar na Internet por possíveis resoluções.
Nos casos onde a IA não seja capaz de identificar o problema sozinha, os utilizadores podem ainda marcar a zona problemática ou adicionar texto com mais detalhes.
Segundo a Google, a pesquisa vai muito mais além de simplesmente texto numa caixa de pesquisa. Usar vídeo para ajudar a encontrar o que se pretenda pode vir a revolucionar a forma como os utilizadores procuram por informação e como resolvem as suas questões.
Ao mesmo tempo, o vídeo permite tornar a tarefa consideravelmente mais simples e rápida, além de se usar a IA para ajudar a realizar todo o processo mais rapidamente.
Enquanto que a OpenAI apresentou recentemente o GPT-4o, com a capacidade de analisar o ambiente em redor dos utilizadores, a Google encontra-se a adotar o mesmo sistema, mas voltado para a pesquisa. Será interessante analisar como este sistema pode vir a ajudar nas pesquisas.
A funcionalidade vai brevemente ficar disponível para utilizadores nos EUA com o Search Labs.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!