A Microsoft revelou recentemente algumas novidades sobre a futura versão do Windows 11 24H2, onde se espera que sejam feitas algumas mudanças no sistema, nomeadamente a nível dos codecs suportados.
Para quem não sabe, muitas funcionalidades multimédia no Windows funcionam graças aos codecs, que permitem ajustar as configurações do sistema para reproduzirem conteúdos de diferentes formatos.
Por padrão, o Windows 11 integra um vasto conjunto de codecs, para permitir que os utilizadores possam reproduzir conteúdos multimédia no mesmo. Encontram-se disponíveis muitos mais via a Microsoft Store ou plataformas de terceiros.
No entanto, com o Windows 11 24H2, esperam-se mudanças neste sentido.
A partir da próxima versão do Windows 11, o codec AC-3 vai deixar de ser disponibilizado por padrão no sistema. Os utilizadores ainda podem usar o mesmo, caso alguma aplicação o instale novamente, mas por padrão, conteúdos que tenham sido codificados neste formato deixarão de ser suportados pelo sistema operativo.
Para a maioria dos utilizadores, esta mudança não deve causar qualquer impacto. Muitos programas de multimédia integram os seus próprios codecs, e nomeadamente o codec do AC-3. O VLC é um exemplo disso, portanto quem usa estes programas vai continuar a poder reproduzir conteúdos na normalidade.
Não foram revelados detalhes sobre o motivo para a Microsoft ter optado por remover este codec nas futuras versões do Windows.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!