A Microsoft revelou recentemente a atualização do Windows 11 24H2, para utilizadores no programa Insider, no canal Release Preview. Esta nova versão do sistema conta com algumas novidades, mas também parece estar a causar alguns problemas.
Foi identificado um novo problema no sistema, que pode impedir o acesso a sistemas NAS. Apesar disso, a Microsoft já veio clarificar a situação, e indicar que não se trata de um bug mas de mudanças feitas recentemente no sistema operativo.
O problema começou a ser reportado pelos utilizadores nos fóruns de suporte da Microsoft, onde estes indicam falhas no acesso a sistemas NAS de terceiros, quando estes se encontram configurados através de SMB. As falhas ocorrem na ligação, com erros de login e acesso.
Ao que parece, a Microsoft vai agora forçar a que todas as ligações SMB tenham de ser assinadas e validadas, sendo bloqueado o acesso via SMB sem autenticação. Esta ligação ainda era permitida nas versões anteriores do sistema, mas com o Windows 11 24H2 deixa de ser possível de ser usada.
A Microsoft afirma que a medida será focada em garantir mais segurança para os utilizadores. No entanto, ao realizar esta tarefa, a empresa também se encontra a causar mais problemas para quem tenha sistemas NAS onde o SMB seja usado sem autenticação direta.
A empresa afirma que os utilizadores podem começar a verificar erros caso tentem aceder a sistemas NAS sem autenticação do SMB. Os testes a esta mudança já tinham vindo a ser feitos nos canais Canary e Dev do Windows Insider, mas agora ficam disponíveis para ainda mais sistemas em Release Preview – nem todos optam pelos canais mais avançados de testes.
Para mitigar o problema, a Microsoft recomenda que os utilizadores ativem a autenticação SMB nos sistemas NAS, ou que atualizem o firmware do mesmo para garantir que possuem as mais recentes correções e melhorias.
Por agora, a Microsoft ainda permite que os utilizadores possam desativar este requisito, para realizarem ligações via SMB sem autenticação, mas alerta que a mudança será insegura, e eventualmente, o Windows deixará de permitir tal medida.
Esta é apenas uma das mais recentes mudanças do Windows focadas em melhorar a segurança do sistema, sobretudo do uso de sistemas NAS e da ligação via SMB.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!