A Google encontra-se a preparar para começar a “limpeza” no Chrome e na Web Store, indo de encontro com os planos de descontinuar as extensões Manifest V2 do navegador.
De relembrar que a linha de tempo para esta medida foi anunciada em Novembro de 2023, sendo determinado como a empresa vai começar a transitar das extensões usarem o Manifest V2 para o V3.
A medida foi, na altura, vista com algum criticismo, tendo em conta que muitos utilizadores consideraram a mesma uma forma de limitar os bloqueadores de publicidade no Chrome. As regras do Manifest V3 aplicam limites bastante mais rígidos para os bloqueadores de publicidade, que passam a ter mais dificuldade para bloquear conteúdos pela web.
No entanto, para o bem ou para o mal, a mudança está prevista. E a partir de 3 de Junho de 2024, os utilizadores do Chrome Beta, Dev e Canary que tenham extensões Manifest V2 devem começar a receber alertas do uso das mesmas.
A mensagem vai notificar os utilizadores que as extensões Manifest V2 que se encontram a usar serão brevemente descontinuadas.
Além disso, na mesma altura, também serão removidas as tags de todas as extensões Manifest V2 da Chrome Web Store. Com isto, as extensões ficarão mais difíceis de serem encontradas.
A transição será feita por partes. Inicialmente, o Chrome não vai aplicar medidas drásticas, sendo que as extensões Manifest V2 ainda irão funcionar. No entanto, será apresentada a mensagem de alerta, e os utilizadores serão direcionados para a Chrome Store, onde poderão encontrar alternativas atualizadas.
As medidas vão ser aplicadas para já nas versões de desenvolvimento do Chrome, mas eventualmente devem chegar a todos os utilizadores, incluindo os que se encontrem na versão estável do navegador. Esta medida espera-se que seja aplicada durante os próximos meses.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!