Durante esta quinta-feira, o site de três partidos políticos dos Países Baixos terão ficado indisponíveis depois de terem sido alvo de um ciberataque, no que será o arranque das eleições europeias.
Os ataques foram confirmados por grupos associados à Rússia, no que aparenta ser um ataque coordenado contra os sites dos partidos no primeiro dia de Eleições Europeias. O ataque teve como alvo os sites do Apelo Democrata-Cristão (CDA), o Partido da Liberdade (PVV) e o Fórum pela Democracia (FvD).
Este ataque terá sido reivindicado pelo grupo HackNeT, que é conhecido pelas suas ligações com o governo Russo. Numa mensagem deixada no Telegram, o grupo confirma ter realizado o ataque, ao que se acrescenta na lista ainda os sites do Partido Político Reformado dos Países Baixos (SGP) e o Tribunal de Contas Europeu (TCE).
O grupo afirma ainda que se encontra a preparar ataques contra algumas das infraestruturas de internet pela Europa, a par com a chegada das eleições europeias.
No caso do site do Tribunal de Contas Europeu, este também aparenta encontrar-se inacessível derivado do ataque. Em comentário ao portal Euronews, um porta-voz confirma que o site encontra-se inacessível derivado de um ataque DDoS realizado ao mesmo.
Estes ataques surgem numa altura em que existem várias partes que apontam que forças externas podem tentar prejudicar o resultado das votações europeias. Várias entidades afirmam que as 72 horas que antecedem as votações tendem a ser as mais críticas, e que foram mobilizadas equipas dedicadas para combater este género de ataques, e também campanhas de desinformação que possam vir a partilhar-se por várias plataformas sociais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!