A Google encontra-se a integrar algumas melhorias de segurança para o Google Chrome, que podem ajudar a evitar o download de software potencialmente malicioso. Em futuras versões do navegador, poderemos começar a ter novos alertas a surgirem quando o navegador identificar o download de ferramentas ou potenciais aplicações suspeitas.
Até agora, o Chrome contava com um sistema de alerta em caso de identificação de downloads potencialmente perigosos, mas este alerta era relativamente simples de contornar. O mesmo surgia na barra de downloads do navegador, e os utilizadores teriam de aceitar o mesmo para descarregar o ficheiro.
O problema encontrava-se no facto deste formato de alerta ser simples de contornar, e a maioria dos utilizadores poderia contornar facilmente o mesmo por considerar ser um falso positivo – ou porque era instruído pelos locais de onde o ficheiro seria descarregado.
No entanto, o Chrome vai agora apresentar alertas que serão mais difíceis de contornar. Com as futuras versões do Chrome, o alerta para downloads potencialmente maliciosos agora irá ocupar o ecrã inteiro do navegador. Desta forma, os utilizadores devem receber um alerta em ecrã completo de que está a ser descarregado um ficheiro malicioso.
Ainda é possível ignorar o alerta e continuar com o download, mas a tarefa encontra-se agora consideravelmente mais difícil de ser feita. Isto pode ajudar a evitar que downloads acidentais sejam realizados – introduzindo passos extra que devem ser tomados para realmente descarregar o conteúdo.
O alerta apresenta ainda diferentes opções que devem ser selecionadas, como a de que o ficheiro foi criado pelo próprio utilizador, o utilizador confia no site ou este aceita o risco e pretende continuar com a tarefa.
A alteração deve começar a ser aplicada em futuras versões do Chrome, embora ainda não exista um plano concreto de quando isso vai começar a acontecer.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!