A AMD encontra-se a preparar algumas novidades para breve, e entre estas pode encontrar-se um novo processador voltado para servidores. Recentemente alguns testes de benchmark apontam os primeiros detalhes sobre o que poderemos esperar deste chip.
Durante esta semana foram descobertos testes de benchmark realizados a um novo processador da AMD, o EPYC 9755. Este modelo fará parte da arquitetura Zen 5, e foca-se para uso em servidores e sistemas de elevado desempenho.
O processador surgiu recentemente numa captura de ecrã da aplicação CPU-Z, deixando escapar alguns dos seus detalhes. Segundo a imagem, o EPYC 9755 deve contar com 128 cores, 256 threads e pode atingir uma velocidade de clock que varia entre 2.7 e 4.1 GHz.
Nos testes feitos dentro da aplicação, este modelo atingiu os 108 mil pontos em teste multi core, o que será um valor surpreendente, ultrapassando em quase 14% o EPYC 9654, um dos processadores da AMD atualmente mais rápidos dentro da arquitetura Zen 4.
Os rumores apontam ainda que o EPYC 9755 deve contar com 512 MB de L3, 128 MB de L2 e 10 MB de L1, totalizando 650 MB de cache.
No entanto, é importante relembrar que este modelo pode ser apenas uma versão em desenvolvimento do processador, e portanto, a versão final pode ter algumas alterações. No entanto, certamente que se espera que o modelo venha a ter uma impressionante capacidade de processamento, voltado para tarefas mais exigentes a nível de servidores e sistemas de elevado desempenho.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!