Recentemente a Microsoft tinha confirmado a existência de um bug com as atualizações fornecidas para dispositivos Windows, que poderia levar o sistema a entrar em modo de recuperação do BitLocker. Isto acontecia em sistemas onde o BitLocker se encontrava ativo.
Os utilizadores afetados, depois de instalarem a atualização, poderiam ser questionados para inserir a chave de desbloqueio do BitLocker, de forma a permitir ao sistema iniciar corretamente.
A Microsoft rapidamente confirmou o problema. Mas apenas agora a correção do mesmo foi lançada. A empresa recomenda que os utilizadores instalem o mais rapidamente possível as recentes atualizações disponíveis para o Windows, onde se encontra a correção para este bug.
A falha poderia ocorrer de forma aleatória, e embora não fosse consideravelmente grave, poderia ter impacto no normal uso dos computadores. De notar que o problema apenas começou a surgir depois da atualização fornecida a 9 de Julho de 2024.
Esta poderia afetar tanto os sistemas desktop do Windows como as variantes do Windows Server, normalmente usadas apenas em servidores. Embora os utilizadores pudessem iniciar corretamente o sistema ao fornecer as chaves de desbloqueio, este processo poderia causar impacto na rotina de arranque do sistema.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft enfrenta problemas derivados do BitLocker, sendo que a funcionalidade foi originalmente criada para garantir uma camada adicional de proteção para os dados dos sistemas, encriptando os conteúdos do disco e prevenindo acesso de terceiros ao mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!