1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Telegram logo da plataforma

 

O Telegram volta a estar no centro das atenções, desta vez por algumas alterações feitas nas suas politicas, que muitos consideram ser um retrocesso a nível da privacidade.

 

O Telegram sempre foi conhecido pelo seu foco na privacidade dos utilizadores, tendo em várias ocasiões rejeitado pedidos das autoridades para fornecer dados dos seus utilizadores às mesmas. No entanto, recentes alterações na plataforma parecem que vão começar a permitir isso mesmo.

 

Depois de o CEO do Telegram ter sido detido pelas autoridades em França, agora a empresa prepara-se para alterar a forma como responde aos pedidos das autoridades sobre informações dos utilizadores na mesma.

 

Os Termos de Serviço do Telegram foram recentemente atualizados, de forma a clarificar alguma informação existente nos mesmos. Embora o conceito dos mesmos não se tenha alterado, agora é indicado claramente que dados pessoais dos utilizadores podem ser fornecidos às autoridades, quando tal seja exigido. Entre os dados encontram-se nomes, endereços IP e números de telefone usados na plataforma.

 

alteração dos termos de serviço do telegram

 

Pavel Durov, CEO do Telegram, afirma que estas alterações são focadas em colocar os termos do Telegram a par com as leis de vários países, tornando a plataforma mais homogénea a nível global.

Segundo os novos termos atualizados: “Para melhorar a segurança da sua conta, bem como para evitar spam, abusos e outras violações dos nossos Termos de Serviço, podemos recolher metadados como o seu endereço IP, dispositivos e aplicações do Telegram que utilizou, histórico de alterações de nome de utilizador, etc.”

 

Esta mudança é bastante expressiva para uma plataforma que se foca sobretudo a nível da privacidade, e que durante anos foi usada exatamente por essa mentalidade. Com a alteração, o Telegram fica apto a poder fornecer às autoridades informação sobre os seus utilizadores, caso tal seja oficialmente requerida pelas mesmas.

 

Além disso, vai contra o que se encontra na própria documentação da plataforma, a qual indica que, ao longo dos anos, forneceu “zero bytes” de dados às autoridades e governos.

 

Esta alteração pode estar relacionada com a recente detenção do CEO da empresa, em França, de onde o mesmo foi acusado de não cooperar com as autoridades dentro da plataforma que o mesmo possui – o Telegram. No rescaldo da detenção, o mesmo veio afirmar que iria começar a alterar algumas das ideias do Telegram, onde se pode encontrar esta recente mudança nos termos de serviço.

 

Ao mesmo tempo, Durov deixou ainda claro que iria começar a realizar uma “limpeza” do Telegram de conteúdos que poderiam ser potencialmente prejudiciais ou ir contra as leis locais, no sentido de igualmente agradar às autoridades locais.

 

Embora as mensagens enviadas dentro do Telegram encontrem-se encriptadas ponta a ponta, onde nem mesmo o Telegram possui acesos aos seus conteúdos, ainda assim a plataforma possui controlo sobre o que pode fornecer, e terá certamente informação associada com os utilizadores da mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech