A Microsoft resolveu um problema conhecido na atualização de pré-visualização KB5043145 do Windows, que causava loops de reinicialização, congelamento do sistema e falhas em dispositivos USB e Bluetooth.
A empresa confirmou na sexta-feira que os sistemas afetados iniciavam a ferramenta de Reparação Automática (desenhada para corrigir instalações do Windows que não arrancam corretamente) ou entravam no modo de recuperação do BitLocker após múltiplas reinicializações.
Na segunda-feira, a Microsoft também revelou que a mesma atualização opcional problemática causava falhas nos dispositivos USB e Bluetooth.
"Este problema também afeta as ligações USB e Bluetooth em alguns dispositivos", explicou a empresa numa atualização na página de estado de saúde das versões do Windows.
"Hardware ligado através de USB e Bluetooth, como teclados, pens de memória, impressoras e ratos sem fios, deixa de funcionar após a instalação da atualização. Nestes casos, o Controlador Host USB, no Gestor de Dispositivos, exibe um ponto de exclamação amarelo."
Resolvido através de Known Issue Rollback
A Microsoft corrigiu estes problemas conhecidos utilizando a funcionalidade Known Issue Rollback (KIR) — uma ferramenta do Windows que reverte atualizações problemáticas, sem impacto na segurança, distribuídas via Windows Update. A empresa está também a trabalhar para incluir esta correção numa futura atualização do Windows.
Nos dispositivos geridos em ambientes empresariais que foram afetados, os administradores devem instalar e configurar a Política de Grupo para o Known Issue Rollback da versão Windows 11 22H2 KB5043145 240904_041021. Após a instalação, a Política de Grupo pode ser encontrada em "Configuração do Computador > Modelos Administrativos".
Para implementar o Known Issue Rollback, basta ir à Política de Computador Local ou à política de Domínio no controlador de domínio, utilizando o Editor de Políticas de Grupo, para escolher a versão do Windows que pretende direcionar. Após isso, reinicie os sistemas afetados para aplicar a nova configuração.
Orientações adicionais sobre como implementar e configurar políticas KIR podem ser encontradas no site de suporte da Microsoft.
Anteriormente, a Microsoft já tinha resolvido um problema conhecido, em agosto, que causava problemas de arranque e congelamentos em sistemas com Windows Server 2019. Além disso, corrigiu um erro nas atualizações de segurança de julho de 2024 que levava alguns dispositivos Windows a iniciar diretamente no modo de recuperação do BitLocker.
A empresa também abordou outro problema, introduzido pela atualização de pré-visualização KB5039302 em junho de 2024, que provocava loops de reinicialização e problemas na barra de tarefas em sistemas com Windows 11.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!