A Nvidia, embora seja uma dos principais criadores de chips usados em modelos de IA, não contava com nenhum modelo diretamente no mercado. Mas isso muda agora, com a empresa a confirmar um novo modelo LLM de IA, criado para competir com o GPT-4o da OpenAI.
A empresa confirmou hoje o seu novo NVLM 1.0, um modelo de IA aberto, que aposta em várias características para que os programadores possam explorar ao máximo as capacidades do sistema.
Este modelo foi treinado com mais de 72 mil milhões de parâmetros diferentes, sendo que consegue interpretar imagens e criar respostas precisas sobre o mais variado conteúdo. No entanto, por agora, apenas pode apresentar os resultados em formato de texto.
Num dos exemplos apresentados pela empresa, esta apresenta a imagem de um meme de um gato, e pede ao modelo de IA para explicar o motivo da piada. A resposta do mesmo é bastante detalhada, demonstrando a capacidade de compreensão do modelo.
Tendo em conta que o modelo encontra-se disponível em formato aberto, isto abre a possibilidade do mesmo ser usado em diferentes aplicações. Ao contrário do GPT da OpenAI, que é fechado, este modelo aberto permite que o mesmo seja usado em várias aplicações de forma livre, dando assim mais escolhas para os programadores e menos custos envolvidos.
Tendo em conta que a Nvidia é uma das entidades mais focadas em IA nos últimos tempos, este novo modelo de IA pode vir a ser uma grande aposta para a mesma, e pode abrir portas para se criar um novo padrão no mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!