A Microsoft fornece um conjunto de imagens pré-criadas do Windows 11 Development Environment, para usar em máquinas virtuais. O objetivo será fornecer um sistema rápido que pode ser usado para testes ou para efeitos de desenvolvimento, e é totalmente gratuito.
No entanto, a Microsoft terá recentemente removido as imagens das máquinas virtuais, no que aparenta encontrar-se relacionado com um bug nas mesmas. O site oficial da Microsoft, onde normalmente são fornecidas as imagens, agora apresenta apenas uma mensagem a indicar que as imagens mais recentes, fornecidas a 23 de Outubro, deixaram de se encontrar disponíveis.
Isto pode ser um problema para quem esteja atualmente a usar estas imagens, tendo em conta que as versões anteriores expiraram nesta altura, e portanto, deixa de se poder usar as mesmas diretamente e podem ser verificados problemas de ativação dos sistemas.
Tendo em conta que os sistemas nas imagens de máquinas virtuais não permitem a ativação por meios tradicionais, estas vão enfrentar as limitações do sistema, como a de ter o fundo do ambiente de trabalho em preto e irão encerrar a cada hora de uso.
Desconhece-se exatamente qual o motivo para a Microsoft não ter fornecido as novas imagens, e qual o bug concretamente que impede que todas as mesmas sejam oferecidas. Espera-se, no entanto, que o problema venha a ser corrigido durante os próximos dias.
De relembrar que a última atualização do Windows 11 Development Environment foi fornecida em Julho de 2024, e vários dos sistemas encontram-se agora fora da data de ativação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!