O sistema Kali Linux encontra-se a descontinuar o suporte para aplicações em 32 bits, algo que pode afetar consideravelmente as futuras builds do sistema. As mudanças devem começar a ser aplicadas já a partir desta semana.
Com esta alteração, os programadores responsáveis pelo sistema deixarão de fornecer imagens da arquitetura i386, o que inclui o kernel, imagens do instalador, live e imagens de VMs. Esta mudança surge como parte das recentes alterações no kernel 6.11 do Linux, que também vai deixar de suportar a arquitetura i386.
Face a esta alteração, a partir da versão 2024-W44, prevista para esta semana, e para a versão final 2024.4, esperada para o final do ano, deixa de ser aplicado suporte para a arquitetura de 32 bits.
Apesar desta alteração, os repositórios do sistema ainda irão continuar a manter os pacotes de i386, o que permite usar os mesmos em sistemas de 64 bits. Desta forma pode-se manter uma certa compatibilidade com aplicações mais antigas, embora o sistema em si esteja focado para 64 bits.
O suporte para pacotes de arquitetura i386 em sistemas de 64 bits ainda é algo regular de se verificar, embora o número de pacotes i386 tenham vindo a diminuir consideravelmente - a maioria dos sistemas modernos são capazes de ser executados em ambientes de 64 bits sem qualquer problema, sendo que a mudança apenas afeta sistemas bastante antigos ainda em uso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!