1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google em computador

 

A Google, de tempos a tempos, surge nas notícias derivado de algumas multas que são aplicadas à empresa, decorrentes dos mais variados casos contra a mesma. Um deles encontra-se por parte do governo da Rússia, que pode atingir recordes algo impossíveis.

 

Os dados apontam que a Google já pagou mais de 14 mil milhões de dólares em coimas, a nível global, nos anos em que se encontra ativa no mercado. Isto aplica sobre os mais variados casos, mas uma recente decisão das autoridades Russas pode indicar um novo recorde, algo impraticável.

 

De acordo com a agência RBC, a Google encontra-se com multas acumuladas na Rússia, que foram aplicadas pelas autoridades locais face a várias sanções e medidas não aplicadas pela empresa na região, num valor inimaginável de 2 undecilhões de rublos (2,5 decilhões de dólares). Para se ter uma ideia da dimensão deste número, são necessários 33 zeros para o escrever.

 

Ainda mais, atualmente o recorde de valor em multa aplicada à Google foi de 4.34 mil milhões de euros, aplicado pela Comissão Europeia em 2018, sobre violações relacionadas a práticas com o Android.

 

Entre algumas das medidas que levaram ao valor elevado da multa na Rússia encontram-se sanções da empresa relativamente ao Youtube, com a recusa em aplicar medidas de forma a ir de encontro com a lei local, entre outras. O valor da multa é diária, portanto este vai continuar a aumentar até que a Google realize o que é exigido pelos tribunais russos.

 

Neste caso, a disputa começou em 2020, depois do Youtube ter bloqueado os canais de entidades russas como a Tsargrad TV e RIA FAN. As autoridades e governo russo pretendem que ambos os canais sejam reabertos, além de terem aplicado multas diárias face à medida.

 

A situação escalou com o conflito entre Rússia e Ucrânia, que levou a ainda mais sanções contra canais russos, que usavam o Youtube para a partilha de conteúdos. Sputnik, NTV, Russia 24, RT, entre outros, são alguns dos nomes que sofreram sanções e tiveram as suas contas do Youtube banidas.

 

Embora a multa seja astronómica, será improvável que a Google venha a ter de realmente pagar a mesma. A divisão da Google na Rússia declarou falência em 2022, e a empresa tem vindo a aplicar processos em vários tribunais para impedir que o caso da Rússia seja colocado em outras regiões.

 

Mesmo que, num mundo imaginário, a Google tivesse de pagar tal coima, esta seria impraticável, até mesmo com um valor de mercado acima dos 2 triliões de dólares, como a empresa possui atualmente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech