Portugal encontra-se a preparar para ter o seu próprio ChatGPT, apelidado de “Amália”. Este vai ser o primeiro projeto lançado como parte da Agenda Nacional de Inteligência Artificial, que deverá ser inteiramente apresentada durante o primeiro trimestre de 2025.
De acordo com o jornal ECO, espera-se que o ChatGPT nacional venha a custar 5.5 milhões de euros, sendo este valor financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estima-se que o modelo venha a encontrar-se desenvolvido até ao final do segundo trimestre de 2026.
O “Amália” possui um desenvolvimento previsto de 18 meses, e o investimento inicial de 5.5 milhões de euros será usado para avançar no seu desenvolvimento durante esta fase. A este valor acresce ainda o investimento já realizado para a melhoria das infraestruturas e dos sistemas que irão usar o modelo LLM.
O governo aponta ainda que o financiamento é inteiramente assegurado pelo PRR, e que será desenvolvido apenas por entidades públicas. O investimento será também destinado apenas às entidades que estão envolvidas no desenvolvimento do sistema.
De relembrar que o projeto da “Amália” foi confirmado por Luis Montenegro durante o evento da Web Summit, com arranque no primeiro trimestre de 2025.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!