O clickbait ainda é uma das formas mais usadas por muitos criadores de conteúdos para chamarem à atenção, por vezes de forma exagerada. No Youtube, esta prática tem sido bastante usada ao longo dos anos, mas parece que a Google agora pretende combater a mesma.
De acordo com as recentes atualizações reveladas pela plataforma de vídeos, vão começar a ser aplicadas medidas mais severas contra conteúdos com clickbait agressivo. As novas medidas vão ter impacto para conteúdos partilhados no Youtube que aproveitem eventos recentes – como notícias e similares – para clickbait. Estas novas regras vão, por agora, ser aplicadas apenas na Índia, mas espera-se que venham a surgir para outros mercados no futuro.
Além disso, a medida aplica-se não apenas para o título dos vídeos, mas também para a miniatura dos mesmos, quando esta explora o algoritmo para tentar obter mais visualizações, ou usando técnicas de clickbait agressivo.
Segundo o YouTube, este formato de vídeos acaba por deixar os utilizadores frustrados e enganados, sendo algo que a plataforma não pretende para a sua comunidade. Para quem já tenha assistido a um vídeo com clickbait certamente que sentiu essas emoções. No entanto, a medida foca-se sobretudo a proteger que não consegue diferenciar de clickbait e conteúdo legítimo.
Por agora, a plataforma afirma que as medidas mais severas contra vídeos neste formato vão ser aplicadas apenas a criadores na Índia, mas que eventualmente será algo que pode vir a surgir para todas as regiões onde a plataforma se encontra ativa.
A prioridade será também para novos conteúdos enviados para a plataforma, embora vídeos antigos possam igualmente ser afetados. As medidas podem passar por restringir a visualização dos vídeos, reduzir a sua visibilidade dentro da plataforma, ou em casos mais graves, o bloqueio dos mesmos, que poderá ter ações diretas nas contas dos criadores.
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