De tempos a tempos surgem no TikTok conteúdos que podem ser considerados desafiantes, mas ao mesmo tempo perigosos. Até agora a plataforma não tinha aplicado muitas medidas contra esse género de conteúdos, mas isso vai começar a mudar em breve.
Recentemente o TikTok terá realizado um estudo para analisar a percentagem de utilizadores da plataforma que participam em algum género de “desafio” na mesma, quando criado também dentro a rede. Segundo este estudo, feito a 10.000 jovens, pais e professores em vários países, cerca de 31% dos jovens afirma já ter realizado algum desafio online.
Quando questionados sobre o possível grau de perigo envolvido na realização dos desafios, cerca de 48% afirmaram que estes eram seguros, 32% que tinha um pequeno risco e 14% classificaram como arriscado ou mesmo perigoso. Além disso, 0.3% afirmaram mesmo que o desafio era extremamente perigoso ao ponto de colocar em risco a vida dos próprios.
Neste estudo ficou também claro que os jovens necessitam de mais informação relativamente ao perigo potencialmente envolvido em certos desafios, com muitos a afirmarem que não tinham conhecimento que um determinado desafio poderia ser perigoso até estarem a realizar o mesmo.
A pensar nisto, o TikTok afirma que vai começar a aplicar medidas mais restritivas relativamente aos desafios feitos pela rede social, nomeadamente tendo em atenção o possível grau de risco envolvido e analisando informações como os comentários e hashtags. O objetivo será alertar os utilizadores para o potencial risco de um determinado desafio antes dos mesmos terem a possibilidade de o ver.
Além disso, a plataforma vai também realizar melhorias a nível de conteúdos enganadores partilhados pelo serviço, como informação falsa. Quando os utilizadores pesquisarem por termos diretamente relacionados a conteúdos enganadores ou falsos, estes irão verificar um alerta a informar sobre o caso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!