Não existe como negar que cada vez mais empresas encontram-se a adotar a Inteligência Artificial para muitas das suas ofertas e produtos, e desde 2019 que a Microsoft tem vindo a investir em tal, ao lado da OpenAI.
A Microsoft tem sido uma das maiores investidoras em IA ao lado da OpenAI – tanto que é uma das investidoras maioritárias da entidade – mas isso pode ter sido apenas o começo. Existem agora previsões de que a Microsoft pode ter planos para um investimento ainda mais alargado no campo muito em breve.
Segundo uma mensagem publicada no blog da empresa, a Microsoft encontra-se a preparar para investir mais de 80 mil milhões de dólares na criação de centros de dados, que iriam ser voltados exclusivamente para funcionalidades e tarefas de IA.
Brad Smith, da Microsoft, referiu recentemente que a empresa vai começar a apostar ainda mais nas suas tecnologias de IA, e que isso pode vir a ser notado em breve com um forte investimento na criação de centros de dados, focados para o uso de tecnologias de IA.
Segundo Smith, a IA é vista como uma tecnologia com capacidade de alterar o mundo. Numa mensagem publicada no blog da empresa, o mesmo afirma que:
“Ao olharmos para o futuro, fica claro que a inteligência artificial está pronta para se tornar um GPT que mudará o mundo. A IA promete impulsionar a inovação e aumentar a produtividade em todos os setores da economia. Os Estados Unidos estão prontos para ficar na vanguarda dessa nova onda tecnológica, especialmente se dobrarem seus pontos fortes e efetivamente fizerem parcerias internacionais... No ano fiscal de 2025, a Microsoft está a caminho de investir aproximadamente US$ 80 bilhões para construir datacenters habilitados para IA para treinar modelos de IA e implantar aplicativos baseados em IA e nuvem em todo o mundo. Mais da metade desse investimento total será nos Estados Unidos, refletindo nosso comprometimento com este país e nossa confiança na economia americana.”
Este investimento em massa da Microsoft pretende ser uma forma da Microsoft acompanhar a tendência, em crescimento, no uso de IA em todo o mundo, e de fornecer ainda mais tecnologias e novidades neste campo.
Enquanto isso, a Microsoft continua também a investir em tecnologias dedicadas da empresa, algumas das quais estão disponíveis para os consumidores finais. Um dos exemplos encontra-se nas várias novidades que foram sendo fornecidas via o Copilot, e as diferentes integrações de IA nas plataformas da empresa.
Ao mesmo tempo, os rivais da Microsoft, como a própria OpenAI, também continuam a aumentar os seus esforços e investimentos em novas tecnologias na área, e certamente que a OpenAI é, atualmente, uma das que possui os modelos mais avançados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!