Com todas as mudanças que se encontram a ser feitas no meio das redes sociais, o Mastodon continua a ser uma opção para muitos – embora ainda menos popular que algumas das alternativas.
Ainda assim, o mesmo tem vindo a ganhar atenção com cada vez mais utilizadores a saírem da X, seja por que motivo for. E recentemente, o Mastodon confirmou algumas mudanças para reiterar mais as suas ideias para o futuro.
A pensar nisso, o Mastodon confirmou recentemente que vai realizar algumas mudanças na sua estrutura como empresa sem fins lucrativos. Para começar, a mesma irá fundar uma nova entidade sem fins lucrativos, que vai manter a ideia original do projeto.
Na ideia do Mastodon, o objetivo passa por criar um espaço público e descentralizado, onde os utilizadores possam participar de forma livre e aberta com a comunidade. Este espaço estaria disponível sem qualquer publicidade, algoritmos manipulativos e o controlo de grandes empresas. A passagem para uma nova entidade sem fins lucrativos iria ajudar nessa ideia.
Ao mesmo tempo, a entidade refere ainda que pretende manter os seus dois servidores públicos - Mastodon.social e Mastodon.online – ativos para quem pretenda usar. Estes irão continuar a ser a porta de entrada para o fediverso.
Estas mudanças não devem causar qualquer impacto para os utilizadores em geral, tendo em conta que são mais focadas para a parte empresarial, e não tanto para a comunidade em geral dentro da rede do Mastodon.
No final, esta mudança vai ajudar o Mastodon a atingir mais facilmente as suas ideias originais, e a continuar a desenvolver o projeto, de forma a tornar a plataforma uma excelente alternativa para quem não pretenda usar a X.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!