O Mastodon revelou que vai ser considerada uma empresa sem fins lucrativos nos EUA, permitindo assim expandir as suas operações para criar uma rede descentralizada alternativa para os utilizadores.
A nova entidade formada nos EUA conta com um novo quadro de direção, onde se integra Esra’a Al Shafei, Karien Bezuidenhout, Amir Ghavi, Felix Hlatsky, e curiosamente, o cofundador do Twitter, Biz Stone.
A entidade afirma que este quadro de direção foi estabelecido como forma de manter os valores da entidade, permitindo a esta continuar a fornecer uma rede social descentralizada, open source e gratuita para todos.
Esta decisão terá sido tomada depois de, em 2021, as autoridades da Alemanha terem retirado abruptamente o estatuto de uma entidade sem fins lucrativos para o Mastodon, sem que a plataforma tivesse forma de apelar.
O Mastodon funciona sobretudo na base das doações, sendo que a entidade ainda possui custos para realizar as suas atividades – como os pagamentos aos funcionários e programadores, custos dos sistemas usados para alojar os serviços, entre outros. Estes custos são inteiramente suportados pelas doações de entidades externas.
Embora a entidade tenha obtido o estatuto de empresa sem fins lucrativos nos EUA, esta continua a funcionar fora do continente, algo que o comunicado da mesma indica que se pretende manter como tal.
Ao mesmo tempo, a entidade termina ainda a sua mensagem com um agradecimento para a Atwood e Mozilla, por contribuírem mais de 100.000 dólares anuais para manterem as operações da plataforma ativas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!