1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Wikipédia com bandeira dos EUA

 

A Fundação Wikimedia, entidade que gere a popular enciclopédia online Wikipedia, encontra-se sob escrutínio legal nos Estados Unidos. Ed Martin, advogado interino do Distrito de Colúmbia (DC), enviou uma carta formal à organização, questionando a sua conformidade com o estatuto de entidade sem fins lucrativos (501(c)(3) ao abrigo da lei norte-americana).

 

Na missiva, obtida pela publicação The Free Press, Martin argumenta que a Wikipedia poderá estar a desenvolver atividades que violam as suas obrigações legais. A legislação fiscal dos EUA estipula que organizações com isenção fiscal devem operar exclusivamente para fins "religiosos, de caridade, científicos, de teste para segurança pública, literários ou educativos".

 

Alegações de manipulação e propaganda

 

O advogado alega que a Wikipedia está a permitir que "atores estrangeiros manipulem informação e espalhem propaganda". Estas alegações incluem a suposta "reescrita" de eventos históricos e outras ações que, segundo Martin, podem comprometer "a segurança nacional e os interesses dos Estados Unidos".

 

É importante notar que Ed Martin é conhecido por emitir ameaças legais consideradas por alguns como pouco fundamentadas contra organizações de media e científicas. Recentemente, enviou cartas a publicações como o New England Journal of Medicine, o CHEST Journal e Obstetrics and Gynecology, acusando-as de serem "partidárias em vários debates científicos".

 

Pedido de esclarecimentos e prazo

 

Martin solicita à Fundação Wikimedia que responda a várias questões sobre as suas operações. Pretende saber que medidas estão a ser tomadas para "salvaguardar" o público da propaganda e que esforços existem para excluir "operacionais de influência estrangeira de fazer edições direcionadas" em tópicos sensíveis, com o intuito de "remodelar ou reescrever a história". Foi dado um prazo para resposta até 15 de maio.

 

Resposta da Fundação Wikimedia

 

Contactado pelo The Verge, Jacob Rogers, conselheiro geral associado da Fundação Wikimedia, defendeu a integridade da plataforma. "O conteúdo da Wikipedia é regido por três políticas editoriais centrais: ponto de vista neutro, verificabilidade e ausência de pesquisa original, que existem para garantir que a informação é apresentada da forma mais precisa, justa e neutra possível", afirmou Rogers.

 

Acrescentou ainda que "todo o processo de moderação de conteúdo é supervisionado por quase 260.000 voluntários e é aberto e transparente para todos verem, razão pela qual acolhemos oportunidades para explicar como a Wikipedia funciona e fá-lo-emos no fórum apropriado".

 

Contexto de críticas alargadas

 

A iniciativa de Martin parece inserir-se numa tendência mais vasta de críticas à Wikipedia por parte de figuras e grupos associados à direita política norte-americana. No ano passado, Elon Musk instou os seus seguidores a "pararem de doar à Wokepedia" (um termo depreciativo) e classificou o site como "uma extensão da propaganda dos media tradicionais". Adicionalmente, um relatório do Forward.com revelou que o think tank conservador The Heritage Foundation (ligado ao Project 2025) desenvolveu uma apresentação com estratégias para "visar" editores da Wikipedia.

 

Perante este cenário, a Fundação Wikimedia tem vindo a desenvolver ferramentas para proteger a identidade dos seus editores voluntários. A CEO, Maryana Iskander, reconheceu recentemente perante a comunidade um "aumento de ameaças, tanto regulatórias como litigiosas, em todo o mundo".




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech