Dentro do ecossistema de sistemas Linux, existem diferentes interfaces para o ambiente gráfico do mesmo. O GNOME é sem dúvida um dos mais usados, mas o KDE Plasma tem vindo a ganhar bastante popularidade.
E a equipa de desenvolvimento do mesmo acaba de confirmar a chegada da sua nova versão, o KDE Plasma 6.3 Esta atualização conta com várias melhorias e algumas novidades, que certamente devem ajudar a otimizar a experiência dos utilizadores no ambiente de Linux.
O KDE Plasma é bem conhecido pela sua capacidade de personalização, e a pensar nisso, esta nova versão agora conta com um novo sistema de clonagem para painéis. O mesmo permite que se possa rapidamente clonar um painel criado no sistema, mantendo as configurações do original – o que pode ser útil para rapidamente realizar edições mantendo as bases de outro painel.
O gestor de janelas do ambiente, o KWin, também foi atualizado, trazendo consigo várias melhorias de desempenho e nos ícones, que devem ser mais adaptados para diferentes formatos e resoluções de ecrã. As mudanças devem produzir ícones mais detalhados, e com uma maior qualidade em geral.
As cores no ecrã devem ainda ser mais vivas e realistas, especialmente quando o Modo Noturno se encontra ativado.
O menu de contexto do sistema foi também atualizado, para melhor se adaptar à restante interface, trazendo consigo melhorias visuais e das atividades presentes no mesmo.
A nova versão deve começar a chegar em breve às principais distribuições que fazem uso do KDE Plasma como base, algo que pode demorar ainda algumas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!