A Meta é uma das empresas que tem vindo a realizar investimentos em várias áreas, e depois do Metaverso e da IA, agora a empresa pode ter planos para um grande investimento a longo prazo.
De acordo com algumas fontes, a Meta pode estar a trabalhar para preparar um grande investimento na área de robôs humanoide. Os rumores apontam que a empresa terá recentemente apontado alguns dos seus funcionários da sua divisão da Reality Labs para trabalharem diretamente em analisar estes robôs futuristas.
Será criada uma nova divisão dentro da empresa, que terá como foco analisar a tecnologia e as áreas onde podem ser feitos investimentos. Esta divisão iria ser liderada por Marc Whitten, que anteriormente teve cargos importantes na Amazon, Sonos e Microsoft. Este foi também um dos responsáveis por fundar a divisão da Xbox dentro da Microsoft.
Os robôs humanoide são particularmente difíceis de construir, em parte porque possuem tecnologias que necessitam de ser replicadas o melhor possível com o que o ser humano faria, algo que é mais simples de dizer do que fazer. Além disso, são bastante complexos, tanto a nível de hardware como de software, envolvendo largos investimentos para desenvolver um produto de qualidade.
Além disso, estes sistemas devem ainda ter a capacidade de replicar algumas emoções humanas, algo que ainda é complicado de realizar no ambiente “virtual”.
Os rumores apontam ainda que, por agora, duas empresas encontram-se em ativas conversações com a Meta para uma possível parceria no futuro: a Unitree Robotics e a Figure AI Inc. Ao mesmo tempo, a Meta está com ideias de entrar num mercado que já está bastante concorrido atualmente, com nomes como a Tesla e a Boston Dynamics a terem os seus próprios investimentos na mesma faz anos.
Esta ideia da Meta deixa também alguns dos investidores apreensivos, tendo em conta que, historicamente, a Meta não é das empresas que possui os melhores resultados na área de hardware, apesar de todo o sucesso na criação das suas plataformas virtuais. Junta-se ainda os investimentos fracassados que a empresa realizou no passado, como a aposta em força no metaverso – que embora ainda não esteja totalmente “morto”, está longe de ser uma tecnologia em ascensão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!