Um grupo de hackers afirma ter roubado informação da empresa Orange, onde se inclui documentação interna da mesma, e dos seus funcionários. A Orange Group é uma empresa de telecomunicações sediada em França, e que fornece vários serviços de telecomunicações e serviços digitais.
Os rumores sobre o ataque começaram a surgir quando um utilizador publicou, em alguns sites da dark web, a venda de conteúdos que seriam respeitantes à entidade. Na mensagem, o mesmo afirmava ter em sua posse centenas de documentos da Orange Group, tanto da empresa como informação de funcionários da mesma.
Eventualmente, a Orange viria a confirmar o ataque, indicando que o mesmo ocorreu a partir de uma aplicação não essencial da sua infraestrutura. A empresa ainda se encontra a investigar o incidente e tentar minimizar o impacto do mesmo.
Por entre a informação alegadamente obtida encontram-se dados de login, emails, nomes, moradas, números de telefone e código fonte de software da empresa. O responsável pelo ataque afirma que terá recolhido toda a informação em menos de três horas, sem que a entidade identificasse o roubo.
Alguma da informação obtida aparenta dizer respeito a dados antigos de funcionários, que trabalharam na empresa faz mais de cinco anos, mas que teriam documentação guardada nos sistemas afetados.
Embora o atacante tenha deixado uma nota de resgate depois do roubo dos dados, a empresa não terá iniciado o contacto para tentar o pagamento.
Enquanto isso, a Orange afirma encontra-se a investigar o incidente, tendo, no entanto, confirmado o roubo de dados. A empresa irá trabalhar diretamente com as autoridades para avaliar o impacto do roubo, bem como do ataque em si.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!