A conceituada marca de luxo Cartier está a contactar os seus clientes para os alertar sobre uma recente violação de segurança que resultou na exposição de informações pessoais. Aparentemente, piratas informáticos conseguiram fintar os sistemas da empresa e deitar a mão a um conjunto limitado de dados.
Em cartas de notificação enviadas e partilhadas por alguns destinatários em redes sociais, como numa publicação na plataforma X.com, a Cartier explicou a situação: "Escrevemos para informar que um terceiro não autorizado obteve acesso temporário ao nosso sistema e conseguiu obter informações limitadas de clientes". A empresa garante que "o problema foi contido e reforçámos ainda mais a proteção dos nossos sistemas e dados".
Que dados foram (e não foram) parar às mãos erradas?
Segundo a Cartier, a informação comprometida inclui nomes, endereços de email e os países de residência dos clientes. No entanto, a marca de joalharia e relojoaria de luxo faz questão de sublinhar que dados mais sensíveis, como palavras-passe, números de cartão de crédito ou detalhes bancários, não foram afetados por esta intrusão.
Apesar disto, a empresa alerta que os dados roubados podem ser utilizados em ataques direcionados, pedindo aos seus clientes que se mantenham vigilantes em relação a comunicações não solicitadas ou suspeitas. "Dada a natureza dos dados, recomendamos que permaneça alerta a quaisquer comunicações não solicitadas ou outra correspondência suspeita", acrescentou a Cartier.
Cartier em alerta máximo: medidas e recomendações
A Cartier já informou as autoridades sobre o incidente e está a trabalhar com uma empresa externa especializada em cibersegurança para remediar a situação e investigar a fundo a brecha de segurança.
O portal BleepingComputer, que avançou com a notícia, tentou obter mais detalhes junto da Cartier, nomeadamente sobre a data exata do ataque e o número de clientes afetados, mas ainda não obteve resposta.
Marcas de luxo na mira dos hackers: uma tendência preocupante?
Este incidente com a Cartier não é um caso isolado no mundo da moda e do luxo. Nos últimos meses, outras marcas de renome enfrentaram problemas semelhantes:
- Em maio, a Dior revelou uma violação de dados após atacantes terem acedido aos seus sistemas e roubado detalhes de contacto de clientes, históricos de compras e preferências.
- Também no mês passado, a Adidas alertou os seus clientes para uma quebra de segurança resultante de um ataque a um dos seus fornecedores de serviços terceirizados. Os atacantes acederam a informações de contacto, mas não a detalhes de pagamento ou credenciais de contas.
- Mais recentemente, na semana passada, a Victoria's Secret viu-se forçada a desativar o seu website e alguns serviços em loja devido a um incidente de segurança ainda em curso.
Tal como a Cartier, tanto a Dior como a Adidas e a Victoria's Secret iniciaram investigações com peritos em cibersegurança para apurar responsabilidades e reforçar as suas defesas digitais. Estes acontecimentos sublinham a crescente vulnerabilidade das grandes marcas a ciberataques cada vez mais sofisticados.
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