1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Conforama ataque informático

 

O grupo de ransomware conhecido como "BlackCat" encontra-se a realizar um pedido de resgate para a empresa Conforama, uma das maiores empresas de retalho de móveis e materiais para o lar.

 

Segundo a mensagem publicada pelo grupo na dark web, este terá conseguido aceder aos dados da empresa, sendo que terão sido roubados quase 1 TB de dados associados com a empresa e os seus clientes.

 

Acredita-se que o ataque pode ter afetado a filial da empresa em Portugal e em Espanha, sendo que a empresa já confirmou ter identificado o aceso indevido aos seus sistemas e o possível roubo dos dados. Até ao momento não existe confirmação de que qualquer pagamento tenha sido feito.

 

Ataque do grupo à conforma no site oficial da rede tor

 

Segundo o comunicado da empresa, esta confirma que "sofreu um acesso não autorizado ao seu sistema, que não teve impacto nas nossas operações. A empresa já ativou todos os protocolos de segurança e de contingência para mitigar os efeitos da situação, de acordo com os procedimentos legais em vigor."

 

Sublinha ainda que não existem "indícios que tenham sido acedidos dados sensíveis de clientes, que seriam imediatamente notificados em caso de informação pessoal comprometida. Estamos também em condições de afirmar que todos os dados que os clientes partilham nas lojas e no website da marca não foram afetados."

 

O grupo de ransomware encontra-se agora a pedir resgate para evitar a publicação dos dados, o que pode ocorrer nas próximas 48 horas caso a empresa não realize o pagamento.

 

Atualização (21:36): Adicionada informação do comunicado da empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech