A operadora espanhola Telefónica confirmou ter sido alvo de um ataque informático, onde os atacantes obtiveram acesso ao sistema de tickets interno da empresa. Os dados deste sistema terão sido acedidos e roubados, tendo depois sido publicados em sites da dark web.
A Telefónica é uma das maiores operadoras de telecomunicações em Espanha, contando com mais de 104.000 funcionários, e tendo ainda atividades em vários outros países. Esta funciona também sobre o nome Movistar.
Recentemente surgiram em alguns sites da dark web listagens de registos alegadamente pertencentes à Telefónica, que a empresa veio eventualmente a confirmar. Em comunicado, a operadora confirmou ter sido vítima de um ataque informático, onde os atacantes obtiveram acesso ao sistema de tickets usado pela mesma para comunicação com os seus clientes.
A operadora afirma encontrar-se a investigar o incidente, mas com o roubo dos dados, podem existem alguns detalhes de clientes que tenham sido igualmente comprometidos – sobretudo os que estejam associados a comunicações feitas com a empresa.
Os atacantes afirmaram ainda, nas suas publicações por vários sites da Dark Web, terem ainda acedido aos sistemas internos de comunicação, que é usado pelos funcionários para partilharem informações sobre problemas e outras mensagens internas. Estes dados podem ainda conter informação valiosa para terceiros, e potencialmente, dados igualmente sensíveis.
De momento a investigação do incidente ainda se encontra a ser realizada, portanto são desconhecidos para já os dados concretos que terão sido comprometidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!