A operadora Optus, a segunda maior na Austrália, confirmou ter sido a mais recente vitima de um ataque informático, onde dados dos clientes podem ter sido comprometidos no processo.
De acordo com o comunicado da operadora, o ataque terá ocorrido durante o inicio desta semana, sendo que ainda se desconhece o número concreto de clientes que podem ter sido afetados – embora a empresa confirme que existem dados comprometidos. Entre os dados encontram-se nomes, datas de nascimento, números de telefone, emails e moradas completas, bem como informações de documentos de identificação.
A empresa não indicou quando o ataque aconteceu, mas afirma que o mesmo terá já sido resolvido, e que os atacantes não possuem atualmente acesso à rede da empresa.
Este ataque pode ser considerado de larga escala, tendo em conta que a Optus é a segunda maior operadora na Austrália, com mais de 10 milhões de clientes. As autoridades locais também já foram notificadas sobre o incidente e consequente roubo de informações.
Até ao momento ainda se desconhece quais os autores do ataque e o uso que pretendem realizar com a informação roubada.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!