1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Youtube em smartphone

 

O Youtube encontra-se a alertar para um novo esquema, que se encontra a usar Inteligência Artificial para enganar os criadores de conteúdos na plataforma. Os atacantes encontram-se a usar vídeos deepfake, criados com IA, sobre o CEO do Youtube, para enganar os criadores a fornecerem os seus dados de login nos canais.

 

O ataque começa com um vídeo privado, que é enviado para as vítimas, contendo alegadas mudanças a serem feitas no sistema de monetização da plataforma. Estes vídeos encontram-se visíveis apenas para quem tenha recebido o convite de assistir aos mesmos – e como estas mensagens de convite são enviadas usando os endereços de email do Youtube, aparentam ser legítimas comunicações da plataforma.

 

O vídeo apresenta o CEO do YouTube, Neal Mohan, a alertar para mudanças a serem feitas na plataforma de monetização do Youtube, e que podem afetar as contas dos criadores de conteúdos. O esquema foi confirmado pelo próprio Neal Mohan, que deixou uma publicação fixa no seu perfil comunitário a alertar para o esquema.

 

O YouTube relembra que a plataforma nunca irá pedir diretamente aos criadores de conteúdos e utilizadores qualquer dado pessoal, e sobretudo dados de acesso a contas. Qualquer mensagem que requeira essa informação é um potencial esquema.

 

Os utilizadores que recebem as mensagens são direcionados para um link, que aparenta ser associado com o Youtube, mas que na verdade é um site criado com o intuito de roubar os detalhes de login da conta. A página indica que os criadores devem aceder ao mesmo para manterem as suas contas monetizadas.

 

Os atacantes deixam ainda uma sensação de urgência, ao indicarem que as tarefas devem ser realizadas o mais rapidamente possível, ou a conta pode perder a sua capacidade de gerar receitas.

 

Embora o YouTube apenas tenha agora começado a alertar os criadores para este esquema, existem relatos que o mesmo encontra-se ativo desde o final de 2024, embora as suas atividades tenham aumentado consideravelmente desde o inicio do ano.

 

O Youtube recomenda que os criadores de conteúdos tenham particular atenção a qualquer mensagem que recebam da plataforma, e sobretudo as que requeiram tarefas obscuras para tarefas vulgares, ou onde tenham de ser fornecidos, mesmo que indiretamente, dados de login ou pessoais.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech