Elon Musk pode ter perdido uma batalha para travar a conversão da OpenAI numa entidade com fins lucrativos, mas nem tudo pode estar perdido para o magnata. Existem ainda algumas medidas que o mesmo pode realizar, e que ainda podem colocar entraves na conversão da OpenAI.
De relembrar que a acusação de Musk contra a OpenAI, num caso que envolve ainda o CEO da mesma, Sam Altman, e a Microsoft, acusam a mesma de fugir das suas ideias originais. Musk alega que, quando fundou a entidade com Altman, a ideia seria democratizar o uso da IA e abrir a tecnologia para o mundo.
No caso agora apresentado, Musk alega que a OpenAI encontra-se a tentar sair dessa ideia, e tornar-se uma empresa focada nos lucros sem interesses na abertura da IA. Musk tem vindo a tentar travar a mudança, mas o tribunal responsável recentemente pelo caso negou o pedido de Musk – embora tenha colocado algumas ressalvas sobre a mudança da OpenAI.
O tribunal aponta ainda que os principais responsáveis da OpenAI, Sam Altman e Greg Brockman, já deixaram claro que não pretendem usar a transição da OpenAI para enriquecerem de forma pessoal, e que existem várias iniciativas tomadas para garantir que tal não acontece. No entanto, o tribunal deixou claro que existe a possibilidade de a transição vir a causar danos significativos aos fundos públicos que forem usados para ajudar na conversão de uma entidade sem fins lucrativos para uma entidade lucrativa.
Existem ainda receios de que a transição pode colocar em risco a segurança das tecnologias de IA. Ainda assim, o caso apresentado por Musk foi notado como tendo falhas claras, incluindo até algumas comunicações de Musk na altura em que o mesmo ajudou a fundar a entidade, e onde o mesmo indicava que, um dia, a OpenAI poderia vir a converter-se para uma entidade com fins lucrativos.
O tribunal apontou ainda que Musk não forneceu detalhes concretos em como a transição da OpenAI iria causar danos irreparáveis na xAI, algo que o mesmo tinha indicado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!