O governo dos EUA encontra-se a esperar pela aprovação de uma nova legislação, que irá banir o uso da plataforma DeepSeek dos dispositivos governamentais. No entanto, novos detalhes apontam que Donald Trump pode banir o uso ainda antes da lei ser aprovada.
Segundo revela a Reuters, Trump pretende que as plataformas da DeepSeek sejam banidas de todos os dispositivos governamentais, em parte devido ao risco para a segurança nacional dos EUA. O mesmo considera que o sistema de chatbot da DeepSeek envia dados para entidades chinesas, que podem conter informação confidencial ou sensível.
Embora a medida inicial esteja prevista apenas para dispositivos do governo, Trump pretende mesmo que a aplicação do DeepSeek seja bloqueada a nível nacional. Isto iria levar à remoção da app das plataformas da Google e da Apple, ficando também inacessível para os utilizadores. A medida seria vista como forma de “proteger os cidadãos”.
Outra medida que a Casa Branca encontra-se a estudar passa por limitar as empresas e entidades que podem usar as plataformas da DeepSeek, aplicando restrições nas mesmas. Com esta medida, apenas modelos e sistemas criados nos EUA poderiam ser usados pelas entidades americanas – como o ChatGPT ou Grok.
Por agora, a medida apenas surge em rumores, e ainda não existe nada oficial a confirmar a sua implementação. Mas tendo em conta as mudanças realizadas por Trump nos últimos dias, não seria de admirar ver tal medida implementada em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!