As autoridades russas começaram a banir dispositivos da Apple de serem usados nas instituições governamentais do pais, incluindo pelos funcionários das mesmas, sobre receio de que os dispositivos podem ser usados para espionagem.
De acordo com o portal Financial Times, as autoridades russas confirmaram que, a partir desta semana, todos os dispositivos da Apple encontram-se banidos de ser usados para atividades de trabalho.
Esta medida encontrava-se também em vigor para algumas entidades do estado russo, sendo que muitas começaram a aplicar as suas próprias regras pouco depois da guerra com a Ucrânia ter começado.
O bloqueio encontra-se aplicado a praticamente todos os produtos da Apple, mas é referido que os dispositivos ainda podem ser usados para fins pessoais. Apenas as atividades associadas com o trabalho do governo Russo se encontram agora bloqueados de serem feitos em dispositivos da Apple.
De notar que, pouco depois da Rússia ter invadido a Ucrânia, a Apple suspendeu vários dos seus serviços na Rússia, e eventualmente também viria a suspender as vendas de novos produtos no pais, indicando que se encontra do lado das pessoas afetadas pela invasão.
Em Junho, as autoridades russas indicavam que estariam a ser feitas campanhas de espionagem na Rússia a partir de dispositivos da Apple. Esta medida agora aplicada será vista como uma forma de segurança para o governo russo, com o objetivo de evitar que dados sensíveis possam ser recolhidos dos dispositivos da Apple por empresas norte-americanas ou o governo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!