1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

App do TikTok em smartphone

 

O Canadá pode vir a ser o próximo pais a aplicar restrições ao TikTok, pelo menos nos dispositivos associados com entidades governamentais onde a app da rede social pode encontrar-se instalada.

 

Depois de, recentemente, as autoridades da Comissão Europeia terem banido o TikTok dos dispositivos de funcionários da mesma, parece que o Canadá está para seguir os mesmos passos em breve.

 

De acordo com o portal National Post, as autoridades do Canadá estão a preparar-se para aplicar uma nova legislação, a qual pode impedir que a app do TikTok esteja instalada sobre dispositivos associados ao governo. Apesar de ainda não existir uma confirmação oficial da medida, espera-se que esta venha a ser anunciada a 1 de Março.

 

A medida deveria ser aplicada por pontos similares que levaram ao bloqueio da app em outras entidades, nomeadamente pelo risco da mesma poder ser usada para a recolha de dados pessoais ou sensíveis, e do risco de comprometer informação sensível das entidades.

Em causa encontra-se a possível recolha de dados pela aplicação, e do acesso por parte de entidades chinesas aos mesmos – tendo em conta que a Bytedance, empresa mãe do TikTok, encontra-se sediada na China.

 

De notar que, em várias ocasiões, a Bytedance já confirmou que não partilha qualquer informação do TikTok com as autoridades da China, e que os dados dos utilizadores estão salvaguardados dentro das legislações de cada pais onde os mesmos se encontram e acedem ao TikTok.

 

Apesar disso, a Bytedance e o TikTok em particular têm vindo a ser constantemente alvo de pressões de várias entidades sobre a possível recolha de dados feita pela sua plataforma, e como essa informação pode ser usada para os mais variados fins.

 

De notar que, apesar de ainda não existir uma confirmação oficial das autoridades no Canadá sobre o bloqueio, acredita-se que a nova legislação está praticamente concluída, e que será efetivada no dia 1 de Março – altura em que deve também ser conhecida publicamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech