A lista de países a aplicarem medidas de restrição para o TikTok tem vindo a aumentar de forma gradual, e o mais recente a juntar-se nesta lista é agora a Nova Zelândia.
As autoridades da Nova Zelândia confirmaram que o TikTok se encontra agora banido dos dispositivos associados ao governo local. Desta forma, todos os dispositivos de funcionários do governo, e das respetivas entidades, não podem agora ter a aplicação do TikTok instalada.
A nova medida vai começar a ser aplicada no final de março, mas existem exceções que podem ser aplicadas para quem necessite de acesso à plataforma para realizar os seus trabalhos, como é o caso de forças de segurança.
Tal como aconteceu em outros países, as autoridades da Nova Zelândia consideram que o uso do TikTok pode representar um risco para a privacidade dos envolvidos e para a possível recolha de informação sensível, que pode comprometer a segurança nacional.
Chris Hipkins, primeiro-ministro da Nova Zelândia, referiu que o bloqueio segue as recomendações das entidades técnicas e de cibersegurança do governo, e não afetam o publico em geral. No entanto, não se nega que o TikTok tem vindo a sentir a pressão por parte das autoridades a nível global, e portanto, existe sempre a possibilidade de vir também a ser banido do pais.
De relembrar que, ainda no início desta semana, o governo do Reino Unido confirmou que iria começar a bloquear o TikTok dos dispositivos associados com entidades do governo, indicando também que o uso da plataforma poderia comprometer informação potencialmente sensível do país. Também as autoridades nos EUA se encontram a aplicar novas medidas para a plataforma, ao ponto de agora recomendarem a empresa a separar-se da Bytedance.
Em várias ocasiões, o TikTok tem vindo a deixar claro que as informações dos utilizadores na plataforma não são partilhadas com o governo da China. No entanto, várias partes apontam que, caso o governo da China requeira, tendo em conta que a Bytedance se encontra sediada no país, essa informação necessita de ser fornecida.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!