Durante o dia de ontem, as autoridades chinesas proibiram aos funcionários de entidades governamentais de usarem iPhones da Apple. A medida foi vista como uma forma de evitar que os dispositivos possam recolher informação sensível, e comprometer a segurança nacional.
E parece que esta medida teve impacto nas ações da empresa, que abriu o dia em queda. As ações da Apple caíram mais de 3.3% em menos de 24 horas. Ontem o valor das mesmas encontrava-se nos 182 dólares por ação, sendo que hoje encontram-se em aproximadamente 176 dólares.
De relembrar que, segundo o Wall Street Journal, os oficiais do governo chinês encontram-se proibidos de usarem dispositivos da Apple para trabalho. A medida apenas se aplica para trabalhos associados com o governo, e para já não existe qualquer proibição para os consumidores em geral.
No entanto, o mercado da China é bastante importante para a Apple, onde a empresa possui uma grande quota de mercado, a par com a Huawei. Cerca de 18% das receitas da Apple surgem de vendas associadas à China.
Acredita-se que a medida tenha sido uma forma de “vingança” para com o governo dos EUA, que recentemente aumentou as sanções contra entidades chinesas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!