A Apple sempre teve um ecossistema bastante fechado, e o iMessage é um claro exemplo disso. A plataforma de mensagens da empresa, até agora, encontrava-se focada apenas para uso entre os dispositivos da mesma, com utilizadores do Android a serem deixados de fora.
No entanto, isso pode vir brevemente a mudar. Em breve, os utilizadores do iPhone e Android podem vir a conseguir trocar entre si mensagens encriptadas pelo protocolo RCS, graças a novas especificações do padrão.
A GSM Association confirmou que, na mais recente revisão do padrão, passa a ser suportado o novo sistema de mensagens encriptadas ponta a ponta, por intermédio do protocolo Messaging Layer Security (MLS). Este sistema vai permitir que as mensagens encriptadas possam ser enviadas entre as diferentes plataformas.
De relembrar que a GSM Association já tinha confirmado, em Setembro do ano passado, que estaria a trabalhar num sistema de encriptação ponta a ponta, que iria permitir o envio de mensagens entre diferentes plataformas no mercado. A entidade afirma que o novo padrão foi criado em parceria com fabricantes e operadoras, de onde se inclui a Apple.
O sistema vai permitir que as mensagens fiquem encriptadas ponta a ponta, garantindo também mais segurança e privacidade nas mesmas. Este sistema irá ainda permitir aos utilizadores enviarem mensagens RCS entre dispositivos de marcas diferentes, onde se encontra os dispositivos Android e iOS.
Um porta-voz da Apple confirmou que, com o novo padrão, a Apple iria permitir o envio de mensagens encriptadas entre diferentes dispositivos, e que a tecnologia iria ser integrada futuramente no iOS, iPadOS, macOS e WatchOS.
De relembrar que a Apple introduziu o suporte a RCS no iPhone com a atualização do iOS 18, em setembro do ano passado. Este suporte, no entanto, não se alargou para o iMessage, tendo em conta a encriptação do mesmo. Embora os utilizadores do Android tenham a capacidade de usar RCS com encriptação ponta a ponta, isto apenas ocorre nas mensagens enviadas entre a aplicação de Mensagens da Google.
Portanto, com esta novidade, brevemente os utilizadores podem vir a conseguir usar o sistema de mensagens RCS entre diferentes dispositivos, o que pode incluir usar o iMessage com dispositivos Android. Esta será uma integração certamente importante para quem tenha contactos que usem os dois sistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!