1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Criptomoedas em formato digital

 

Uma reportagem especial da BBC revelou uma história sem igual, que até parece um filme: um grupo de hackers da Coreia do Norte conseguiram levantar aproximadamente 300 milhões de dólares num roubo único. Apesar do roubo milionário, o valor total seria o de equivalente a 1,5 mil milhões de dólares — o maior roubo já registado em todo o mundo.

 

Ainda de acordo com a reportagem, os cibercriminosos trabalham para o governo da Coreia do Norte e parte do valor desviado poderia ter sido usado no desenvolvimento militar da ditadura comandada por Kim Jong-un. Desde a confirmação do roubo, há uma incessante busca a fim de impedir mais roubos parecidos das moedas digitais e prevenir situações similares no futuro.

 

Embora não se saiba a identidade dos hackers, acredita-se que os criminosos faziam parte do grupo Lazarus, que estão vinculadas ao governo da Coreia do Norte. Entre outros roubos, o mesmo grupo está por trás dos assaltos à UpBit, KuCoin e Ronin Bridge, este último até então o mais elevado de todos os tempos.

 

Grupo Lazarus roubam 1,5 mil milhões de dólares

 

O grupo de hackers Lazarus roubaram 1,5 mil milhões de dólares da empresa de investimentos em criptomoedas ByBit. Ao contrário do CFD Trading, a negociação de criptomoedas depende de uma carteira digital para receber e transferir fundos. Assim, viu-se uma oportunidade para o golpe.

 

O ataque começou em 21 de fevereiro. Na data, os hackers conseguiram invadir um dos fornecedores da entidade e assim endereçaram outra carteira digital, onde mais de 401 mil tokens da Ethereum foram roubados.

 

O roubo equivale a 1,5 mil milhões de dólares e passou despercebido pela entidade. Isso porque a ByBit transferiu fundos para sua própria carteira e assim parecia estar concretizada. Porém, na verdade, o valor ia diretamente aos hackers. De todo este montante, 20% foram roubados de acordo com a ByBit.

 

Ainda de acordo com a entidade, nenhum cliente ficou em prejuízo e todos os fundos eram pertencentes à empresa. Por outro lado, os fundos foram reabastecidos com empréstimos entre os investidores da ByBit.

 

ByBit incentiva busca e lança recompensas pelos hackers

 

Como resposta, a ByBit embarcou numa guerra direta contra os hackers, em especial o famoso grupo Lazarus. Tanto que lançou o Lazarus Bounty, um programa que incentiva outros hackers a localizar e congelar os fundos roubados da corretora. Em troca, a corretora paga uma recompensa bem valiosa.

 

Isso é possível devido à natureza do blockchain. Mesmo que a quantia tenha sido extraviada, os tokens Ethereum podem ser seguidos até ao nó que partiu da ByBit. Desta forma, se tiver sido movido pelo grupo hackers Lazarus, dá para informar, congelar e até mesmo reaver.

 

Até o momento, 20 pessoas receberam o equivalente a 4 milhões de dólares pela ajuda na localização de 40 milhões de dólares roubados, o equivalente a uma percentagem de 2,67%. Contudo, para os especialistas em cibersegurança, são mínimas as hipóteses de recuperar o dinheiro extraviado pelo grupo hacker.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech